arrow-left arrow-right brightness-2 chevron-left chevron-right circle-half-full dots-horizontal facebook loader magnify menu-down star twitter instagram-box facebook-box twitter-box pinterest-box linkedin-box youtube-box youtube-alt-box rss-box white-balance-sunny window-close
Qual é Melhor: Curso Online ou Curso Presencial de Amigurumi?
7 min read

Qual é Melhor: Curso Online ou Curso Presencial de Amigurumi?

Você aprenderá as vantagens e desvantagens dos Cursos Presenciais de Amigurumi e dos Cursos Online de Amigurumi. Ao final, você saberá a melhor forma para aprender Amigurumi baseado nas suas necessidades.
Qual é Melhor: Curso Online ou Curso Presencial de Amigurumi?

Olá, tudo bem?

Aqui é o João, do Ateliê MariaRê.

Gostaria de compartilhar com você algumas informações interessantes a respeito das duas principais maneiras usadas para aprender Amigurumi:

→ Cursos Online de Amigurumi
→ Cursos Presenciais de Amigurumi


Realizei uma pesquisa com nossas alunas para entender um pouco mais a respeito das preferências de aprendizado. As perguntas enviadas foram:

Perguntas da pesquisa sobre a preferência de Curso Online ou Curso Presencial de Amigurumi.

O objetivo era encontrar as respostas das seguintes perguntas:

  • Curso Online de Amigurumi ou Curso Presencial de Amigurumi?
  • Qual é o melhor para aprender Amigurumi?
  • Quais as vantagens e desvantagens de cada um?

Antes de aprofundar no estudo, gostaria que você olhasse este gráfico:

Gráfico mostrando o interesse pelo termo "Amigurumi" nas buscas do Google

O gráfico acima mostra o número de pessoas procurando pela palavra "Amigurumi" nas buscas do Google nos últimos anos.

Talvez você não entenda de gráficos...

...talvez ele seja bem claro para você...

O fato é que essa linha azul só está subindo, e isso significa que o interesse pelo Amigurumi está aumentando cada vez mais no Brasil.

Repare que, na imagem, existe uma seta marcando um ponto: Março de 2015.

A Regina Stein, professora do Ateliê MariaRê, reuniu algumas alunas e formou a primeira turma do Curso Presencial de Amigurumi, em Brasília.

Veja o depoimento da Paula, que fazia parte deste primeiro grupo:

“Eu não sabia nada e a Regina Stein me ensinou tudo. Os cursos são perfeitos.” (Paula)

De lá para cá, o Ateliê MariaRê acumulou muita experiência tanto com os Cursos Presenciais de Amigurumi quanto com os Cursos Online de Amigurumi.

Por isso, esse estudo será baseado na minha experiência prática com mais de 100 mil alunas que já passaram em algum dos Cursos de Amigurumi do Ateliê MariaRê e nos dados coletados na pesquisa que realizei com as alunas.

A primeira pergunta que fiz foi:

"Você prefere Curso Online ou Curso Presencial?"

O objetivo era apenas ter uma visão geral a respeito da preferência das alunas. Veja as respostas na tabela abaixo:

Modalidade Votos Percentual
Online 224 59.89 %
Presencial 51 13.64 %
Tanto Faz 99 26.47 %

Esses números me chamaram bastante atenção pois mais da metade das alunas que responderam preferem aprender Amigurumi com cursos online.

Para entender melhor o motivo das alunas preferirem os cursos online, analisei cada uma das modalidades levando em consideração os pontos positivos e negativos em quatro aspectos:

  • Ambiente: tudo que está relacionado ao espaço e dinâmica de como acontecem as atividades durante o curso ou aula.
  • Ensino: tudo que está relacionado ao aspecto educacional e de aprendizado da aluna que está participando do curso ou aula.
  • Disponibilidade: tudo que está relacionado à disponibilidade e facilidade de acesso ao curso ou aula.
  • Investimento: tudo que está relacionado aos aspectos financeiros e investimentos necessários para participar do curso ou aula.

* Lembre-se de que estou analisando de maneira genérica. Podem existir casos que possuem características diferentes.


Curso Presencial de Amigurumi

Essa modalidade de ensino é a modalidade tradicional com aprendizado mais pessoal e individualizado, no qual a professora está disponível para ensinar e tirar as dúvidas imediatamente, no ambiente da aula.

Alunas participando de um Curso Presencial de Amigurumi do Ateliê MariaRê.

Em cursos presenciais, normalmente, é definido um ou mais projetos que serão o tema e a base do que será ensinado. Eles podem ser mais curtos (algumas horas em um único dia) ou mais longos (podem durar vários dias). Quanto mais longo for o tempo de um curso presencial, mais caro ele costuma ser.

Na pesquisa que realizei, coletei algumas informações importantes das alunas a respeito do motivo pelo qual elas preferiam essa modalidade. Veja algumas respostas das alunas que preferem os cursos presenciais:

Respostas de Alunas que preferem Cursos Presenciais de Amigurumi

Pontos Positivos Pontos Negativos
Espaço agradável Sair de casa
Lanche / café Distrações no ambiente
Pessoas / amizades Perda de aula / imprevistos
Atendimento individual Projetos costumam ser mais simples
Troca com outras alunas Pouco tempo de aula
Material incluso Tirar dúvidas apenas nas aulas
Apostila impressa Horário fixo
Contato com a professora São mais caros
Tirar dúvidas na hora Disponível em poucas cidades / capitais

Vantagens:
As vantagens dos cursos presenciais são muito claras e estão relacionadas à conexão e interação entre as pessoas que participam destes eventos. Muitas vezes o "evento" em si é mais importante do que apenas o conteúdo ensinado, pois acaba sendo um tipo de socialização importante para muitas alunas.

Além disso, existem alunas que se sentem mais seguras para aprender nesse tipo de ambiente, pois sabem que têm o suporte da professora para tirar dúvidas na mesma hora que elas aparecem.

Desvantagens:
As desvantagens estão relacionadas à falta de flexibilidade que os cursos presenciais oferecem. Geralmente, as aulas são pré-definidas e seguem uma agenda e calendário específico.

Isso atrapalha o aprendizado, pois existe uma limitação de tempo para que todas as etapas do curso sejam concluídas dentro do horário proposto. É pouco incomum ouvir relatos de alunas que participam de cursos presenciais e não conseguem finalizar o projeto ensinado.

Isso causa frustração, desânimo e ansiedade nas alunas. Por esse motivo, muitas vezes, os projetos escolhidos para os cursos presenciais tendem a ser projetos mais simples, justamente por causa da limitação do tempo.

Além disso, existe uma grande chance de ter alunas iniciantes, intermediárias e avançadas em um mesmo curso presencial, fazendo com que a velocidade da aula seja nivelada para atender as pessoas com mais dificuldades.


Curso Online de Amigurumi

Essa modalidade de ensino é uma modalidade mais recente, que só é possível com o uso da tecnologia e Internet. Ela dá autonomia para as alunas aprenderem de qualquer lugar e no horário que for mais conveniente.

Veja algumas respostas das alunas que preferem os cursos online:

Respostas de Alunas que preferem Cursos Online de Amigurumi

Nas respostas da pesquisa, duas palavras foram repetidas várias vezes:

1) Praticidade
2) Comodidade

A maioria das alunas gostam de ter controle total sobre quando, onde e como elas querem aprender. Os cursos online possibilitam essa flexibilidade pois, ao se matricular, você poderá assistir as aulas quantas vezes quiser, no seu próprio ritmo, horário e sem sair de casa.

Pontos Positivos Pontos Negativos
Maior praticidade / comodidade Conhecimento mínimo de tecnologia
Tirar dúvidas a qualquer momento Precisa de acesso à Internet
Aprender sem sair de casa Dúvidas não são respondidas na hora
Horário flexível Falta de interação entre alunas
Projetos simples / complexos Falta de interação com a professora
Rever as aulas Não é um evento social
Melhor custo / benefício Material não está incluído
Parar e continuar depois Problemas técnicos / aulas fora do ar
Disponível em todas as cidades Assistir e não fazer / aplicar

Vantagens:
Muitas alunas acabam tendo diversas limitações em relação ao tempo que têm disponível para aprender. Por isso, os cursos online são ideais para quem tem pouco tempo e precisa aprender nos horários livres.

Além disso, muitas vezes, os cursos presenciais acontecem apenas nas grandes cidades. Quem mora em cidades menores, acaba sendo prejudicada. Esse problema não acontece com os cursos online, pois as alunas podem aprender independentemente de onde estão.

Outro ponto importante para se destacar é que essa modalidade é muito eficiente no ponto de vista educacional. Algumas características como rever as aulas, pausar e voltar os vídeos em pontos de dúvida, parar e continuar em outro dia e enviar perguntas são muito importantes para o processo de aprendizado.

Desvantagens:
Os cursos online possuem desvantagens relacionadas principalmente aos aspectos sociais. O contato com outras alunas e, principalmente, com a professora acaba sendo limitado e, quando acontece, existe a ausência da interação física, que é característica nos cursos presenciais.

As perguntas costumam ser respondidas em horários comerciais, o que pode causar um bloqueio temporário no processo de aprendizagem, até que a professora responda (pode demorar horas ou dias).

Além disso, por se tratar de tecnologia, podem ocorrer problemas técnicos tanto no ambiente das alunas quanto na plataforma de ensino, interrompendo o acesso por tempo limitado.


Conclusão

As duas formas de ensino são usadas por diversas alunas para aprender. Fica claro observar que cada uma das modalidades possuem características diferentes que as fazem ser interessantes de acordo com o perfil e objetivo de cada aluna.

A maioria das alunas preferem os cursos online, pois eles são mais práticos e oferecem maior comodidade. Além disso, o processo de ensino é mais eficiente devido às vantagens que a tecnologia oferece.

No caso dos cursos presenciais de Amigurumi, eles são muito importantes principalmente pelo aspecto social, possibilitando as alunas interagirem entre si e manterem um contato mais próximo com a professora.

Aqui, no Ateliê MariaRê, nós iniciamos os cursos presenciais lá em 2015 para, em seguida, investir na criação dos Cursos Online de Amigurumi.

Tomamos a decisão de priorizar os cursos online pelos seguintes motivos:

1) Cursos Online são mais eficientes
Os cursos online são, indiscutivelmente, mais eficientes do que os cursos presenciais no ponto de vista educacional. Não é à toa que a maioria das alunas preferem os cursos online, justamente pela praticidade e comodidade.

2) Cursos Online possibilitam ensinar projetos mais complexos
Os cursos online são uma ótima forma para ensinarmos projetos complexos com um custo mais acessível. Quanto mais complicado é um projeto, mais tempo demora para ensinar em um curso presencial e, consequentemente, mais caro fica o valor do curso, tornando-o inacessível para algumas alunas. Pensando nisso, investir nos cursos online possibilita a criação de cursos mais elaborados, atendendo desde as alunas iniciantes até as alunas mais avançadas.

3) Cursos Online possibilitam ajudar mais pessoas
Com os cursos online, podemos ensinar pessoas em diversas cidades do país (temos alunas em outros países também) e oferecer educação e ensino de qualidade para muitas alunas que não têm acesso. Um dos pilares que sustenta o Ateliê MariaRê é a parte social que fazemos ao disponibilizar diversos Cursos Online Gratuitos de Amigurumi. Tentamos balancear a criação dos cursos gratuitos e pagos, oferecendo materiais de alta qualidade para todas as alunas.

Se você tiver interesse em aprender Amigurumi, nós temos cursos online de Amigurumi que vão do básico ao avançado. Sempre aconselho que inicie com os cursos gratuitos para, em seguida, se aventurar nos cursos pagos.

Além dos cursos online em nosso site, temos diversas aulas gratuitas de Amigurumi em nosso canal no YouTube. Vale a pena dar uma olhada lá também.

Joao Stein
Ateliê MariaRê
suporte@ateliemariare.com.br

💞 Aqui, o futuro é feito à mão. 💞

----

Sobre o Ateliê MariaRê:ateliemariare.com.br/sobre

----

Depoimentos das alunas:ateliemariare.com.br/depoimentos

----

Siga nossas redes sociais:YouTube
Facebook
Instagram
Pinterest
Twitter