arrow-left arrow-right brightness-2 chevron-left chevron-right circle-half-full dots-horizontal facebook loader magnify menu-down star twitter instagram-box facebook-box twitter-box pinterest-box linkedin-box youtube-box youtube-alt-box rss-box white-balance-sunny window-close
Passo a Passo de Como Fazer Correntinhas de Crochê
4 min read

Passo a Passo de Como Fazer Correntinhas de Crochê

As Correntinhas (ou corrente de crochê) são a primeira coisa que se aprende no crochê. Elas são a base dos pontos e é sobre elas, e com elas, que trabalhamos para executar os pontos.
Passo a Passo de Como Fazer Correntinhas de Crochê

As Correntinhas (ou corrente de crochê) são a primeira coisa que se aprende no crochê. Elas são a base dos pontos e é sobre elas, e com elas, que trabalhamos para executar os pontos.

As correntinhas são usadas como base da primeira carreira; para iniciar as carreiras, dando a altura do primeiro ponto; para separar pontos; para compor pontos decorativos; para criar detalhes.

A sigla usada para designar correntinhas é corr.

No Amigurumi, além da aplicação na estrutura e composição dos pontos, elas podem ser usadas como detalhes, acessórios, fios de cabelos, elementos decorativos e na amarração de cabelos, sapatos e roupas, entre outros.

Para aprender como fazer Correntinhas de Crochê, o Ateliê MariaRê criou uma aula em vídeo com o passo a passo completo:

Aula de Como Fazer Correntinhas de Crochê

Se preferir a versão em texto e imagens, basta seguir os passos abaixo:

Passo 1:

Vamos iniciar as correntinhas fazendo um nó corrediço. Para fazer o nó corrediço, você vai segurar a linha que vem do novelo e fazer uma voltinha e passar a linha por dentro dela. Se nós puxarmos a linha que vem do novelo, o nó vai se ajustar.


Passo 2:

Vamos introduzir a agulha dentro do nó corrediço que acabamos de fazer e vamos puxar a linha para ajustá-lo na agulha.


Passo 3:

Vamos iniciar as nossas correntinhas. Você deverá segurar a linha passando por baixo do dedo indicador e sobre os outros três dedos. A linha do lado oposto do novelo (lado mais curto) deve ser segurada com o seu polegar.


Passo 4:

Você vai virar o seu dedo para poder trabalhar com a linha que vem do novelo. Posicione a agulha com a pontinha de lado e passe a agulha por baixo da linha, "pescando" a linha com o ganchinho da agulha. Na sequência, você vai trazer a linha que acabou de "pescar" e passá-la por dentro da alcinha.

Está feita a primeira correntinha de crochê.


Como Contar as Correntinhas?

Como eu vou saber quantas correntinhas eu já fiz? Como contá-las? Se nós observarmos, nós vamos ver que, na linha de correntinhas, cada uma delas formam um “V”zinho. Então basta contar cada um deles para saber quantas correntinhas você tem. Neste exemplo temos, no total, 6 correntinhas.

Como Contar as Correntinhas de Crochê

Como Arrematar as Correntinhas?

Você vai cortar a linha que vem do novelo. Na sequência, você vai pegar essa linha que cortou, pescá-la e passá-la por dentro da alcinha. Por fim, basta puxar a linha e deixar firme. As correntinhas estão arrematadas.


Agora que você aprendeu a fazer correntinhas de crochê, é muito importante você praticar para melhorar a sua habilidade e técnica.

Para mais conteúdos como este, você pode acessar nosso site ateliemariare.com.br ou nosso Canal no YouTube.

Joao Stein
Ateliê MariaRê
suporte@ateliemariare.com.br

💞 Aqui, o futuro é feito à mão. 💞

----

Sobre o Ateliê MariaRê:ateliemariare.com.br/sobre

----

Depoimentos das alunas:ateliemariare.com.br/depoimentos

----

Siga nossas redes sociais:YouTube
Facebook
Instagram
Pinterest
Twitter