arrow-left arrow-right brightness-2 chevron-left chevron-right circle-half-full dots-horizontal facebook loader magnify menu-down star twitter instagram-box facebook-box twitter-box pinterest-box linkedin-box youtube-box youtube-alt-box rss-box white-balance-sunny window-close
Como Identificar se Curso Online de Crochê é Seguro e Confiável
7 min read

Como Identificar se Curso Online de Crochê é Seguro e Confiável

Aprenda como “separar o joio do trigo” e identificar cursos de crochê seguros e confiáveis. Compartilharei 5 dicas para diminuir o risco de entrar em uma “furada” ou cair em um golpe quando estiver considerando comprar um curso online de crochê.
Como Identificar se Curso Online de Crochê é Seguro e Confiável

Olá!

Aqui é o João, do Ateliê MariaRê.

Tudo bem por aí?

Recebo mensagens de diversas alunas a respeito de compras de cursos online de crochê que são nada confiáveis e seguros.

Existem artesãs e empresas que, como nós do Ateliê MariaRê, são profissionais e ajudam muitas alunas que querem aprender de forma íntegra.

Porém, existem pessoas mal-intencionadas que aproveitam qualquer chance para terem vantagens a qualquer custo.

Já observei casos em que:

→ Vendem materiais que são gratuitos;

→ Vendem materiais pirateados;

→ Vendem uma coisa e entregam outra;

→ Vendem um produto e não entregam;

→ Vendem um produto e não dão suporte;

→ Vendem algo de qualidade questionável;

→ Usam a imagem e nome de uma empresa/artesã, mas é fraude;

→ E por aí vai...

É pouco incomum receber mensagens de alunas que se sentiram prejudicadas com alguns dos casos que falei.

Inclusive, este é um dos principais problemas que deixam as alunas inseguras na hora comprar um curso online pago ou qualquer outro produto na Internet.

Por isso, gostaria de falar com você sobre como “separar o joio do trigo”.

O trigo é o ingrediente principal para se fazer o pão e o joio é um tipo de erva daninha que causa danos às outras plantações.

Separar o joio do trigo” significa separar as coisas boas das coisas ruins.

Para evitar problemas, é importante você ficar atenta a algumas coisas simples antes de comprar um curso de crochê na Internet.

Eu compartilharei com você 5 dicas para você diminuir o risco de entrar em uma “furada” quando fizer uma compra de um curso online de crochê.

Dessa forma, ficará mais fácil para você “separar o joio do trigo”.

Vamos lá?


Dica #1 - Verifique o CNPJ

Verifique se quem está disponibilizando o produto possui um registro de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Essa dica é bem simples e fácil de verificar. Com ela, você filtrará grande parte de produtos e serviços que podem lhe trazer prejuízo ou dores de cabeça.

As empresas sérias devem estar registradas e possuir um número de identificação que é chamado de CNPJ.

Da mesma forma que você tem um CPF (Cadastro de Pessoa Física), a empresa deve ter o seu identificador único.

Com este número, você consegue fazer uma consulta rápida na Internet para saber se a empresa realmente existe.

Além disso, você consegue ter acesso a informações básicas a respeito da empresa e dos sócios, caso precise.

O número do CNPJ normalmente fica localizado no rodapé do site das empresas que possuem este registro. Veja o exemplo do Ateliê MariaRê:

CNPJ do Ateliê MariaRê presente nas páginas dos cursos

Dica #2 - Fuja das ofertas “X gráficos/kits por R$”

Existe uma grande quantidade de páginas, grupos ou pessoas que vão lhe oferecer ofertas de X gráficos (ou kits) por um valor bem abaixo do mercado.

Já dizia o ditado:

“Quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

Veja alguns exemplos deste tipo de prática:

Normalmente, são oferecidos projetos gratuitos e pagos (pirateados) que são organizados e vendidos sem qualquer tipo de autorização dos criadores.

Muitas pessoas acabam comprando estes produtos sem saberem da procedência e se frustram por diversos motivos e, quando uma compra é efetuada, diversas artesãs são prejudicadas.

No caso do Ateliê MariaRê, nós oferecemos apenas cursos que são 100% de nossa autoria e que você consegue facilmente verificar a procedência, pois eles são oferecidos exclusivamente em nosso site.

Nenhum curso do Ateliê MariaRê que está em nosso site é vendido por um valor abaixo do mercado, pois existe um custo para manter a empresa.

(em algumas ofertas específicas, fazemos redução do valor e, mesmo assim, são valores compatíveis com os valores de mercado ou estratégias específicas para captar novos alunos).

Por isso, fique atenta para produtos que ofereçam muitas coisas e por um preço muito abaixo do valor de mercado.


Dica #3 - Certifique-se da Existência da Artesã

Essa dica parece ser óbvia mas, na prática, nem tanto.

Quando falamos de qualquer produto de artesanato, sempre existirá uma artesã ou artesão responsável pela criação dos projetos.

Existem casos de ofertas de produtos e serviços que:

→ Utilizam artesãs “fictícias” (inventam alguém que não existe).

→ Utilizam a identidade de alguma artesã existente (sem o consentimento dela).

→ Não usam a imagem de uma artesã.

No caso de não usar a imagem de uma artesã, os “produtos” e “serviços” são vendidos apenas descrevendo suas características e os benefícios.

Quando não existe a presença de uma artesã dando procedência ao produto, é um sinal de alerta para tomar cuidado.

Empresas sérias mostram quem está por trás dos projetos e a procedência do que estão oferecendo para você.

No caso do Ateliê MariaRê, você pode facilmente verificar que a Regina Stein sempre está presente nas páginas de vendas e nos vídeos publicitários.

(se quiser conhecer um pouco mais da nossa história, gravamos um mini-documentário chamado Linhas da Vida, basta clicar aqui para acessar)

Além disso, toda a comunicação feita via email é enviada pelos nossos servidores e sempre identificando que é do Ateliê MariaRê.

Atenção: Nossas vendas e divulgação de produtos são feitas exclusivamente em nossos canais oficiais (@ateliemariare nas redes sociais e ateliemariare.com.br). Caso veja alguém vendendo algum de nossos produtos em outros canais (como WhatsApp, etc), trata-se de golpe.

Por isso, lembre-se: se você tiver dificuldades para encontrar qualquer referência à procedência da artesã ou da empresa que está promovendo o produto ou serviço, fique atenta e ligue o sinal de alerta.


Dica #4 - Pesquise a Reputação da Empresa

Hoje em dia, com a disponibilidade de informações que temos na Internet, você pode rapidamente pesquisar sobre a reputação de uma empresa ou pessoa.

O lugar mais fácil para fazer isso é nas redes sociais.

Você descobrirá qual o tamanho da audiência que segue os perfis e poderá verificar que tipo de postagens são feitas.

Além disso, você poderá ver comentários, depoimentos e avaliações, pois estas informações estão públicas.

Apenas com este filtro, você já consegue ter uma boa noção da seriedade da empresa que você está considerando comprar um produto.

A presença em mais de uma das redes sociais principais é um outro indicativo de que a empresa é séria e possui uma presença sólida na Internet.

No caso do Ateliê MariaRê, nós estamos presentes em praticamente todas as redes sociais principais com o usuário @ateliemariare:

YouTube
Facebook
Instagram
Pinterest
Twitter

Em um dos nossos canais, o YouTube, temos mais de 100 mil inscritos e já recebemos um reconhecimento do próprio YouTube pelo nosso trabalho.

Veja a foto da placa de 100 mil inscritos:

Placa do YouTube de 100 mil inscritos presenteada ao Ateliê MariaRê

Além disso, temos uma página com diversos depoimentos das alunas, onde você pode verificar o que as alunas estão falando a respeito dos nossos cursos:

ateliemariare.com.br/depoimentos

Por isso, sempre procure referências para saber que tipo de empresa você está considerando comprar um produto. Fazer uma boa pesquisa pode acabar evitando problemas desnecessários.


Dica #5 - Teste Antes de Comprar

Muito provavelmente, você já deve ter notado que, nos supermercados, existem algumas “amostras grátis” de alguns produtos que estão a venda.

Por exemplo: Você vai na seção de queijos e eles colocam alguns pedaços de queijo cortados para você experimentar antes de comprar a fatia inteira.

Isso significa que você pode experimentar e saber se é bom antes de comprar.

Toda empresa séria oferecerá a possibilidade de experimentar o produto antes de pedir qualquer compromisso financeiro.

Isso demonstra que ela confia no produto, se importa com você e com sua experiência de aprendizado.

Observe como funcionam as coisas aqui no Ateliê MariaRê:

Sempre que uma aluna entra em contato falando que está insegura em efetuar a matrícula em algum curso pago, a minha orientação é a mesma:

Sempre comece a aprender usando os cursos gratuitos.

Nós temos uma grande quantidade de cursos gratuitos com a mesma qualidade dos cursos pagos que oferecemos.

A diferença é que eles são 100% grátis e você pode nos conhecer, começar a aprender e descobrir a qualidade e seriedade do nosso trabalho.

Se uma empresa está desesperada para lhe vender um produto sem oferecer qualquer tipo de “amostra grátis”, isso pode ser um sinal negativo.

Por isso, fique atenta nesse detalhe que vai lhe ajudar a ter mais confiança na hora de fazer qualquer compra na Internet.


Conclusão

Todas as 5 dicas que compartilhei com você são formas que você pode usar para se afastar de possíveis problemas e você poderá aplicar uma ou mais delas em conjunto antes de tomar decisões.

É impossível garantir que, usando essas dicas, você tenha 100% de certeza que eliminará todos problemas com compras de cursos de crochê na Internet.

Porém, ao utilizá-las, você reduzirá as chances de que um problema ocorra.

Espero que você tenha gostado do conteúdo de hoje e saiba que pode sempre contar com o Ateliê MariaRê na sua jornada de aprendizagem.

Caso queira aprender, oferecemos diversos cursos e materiais gratuitos relacionados ao mundo do Crochê e Amigurumi em nosso site e em nosso canal do YouTube.

Joao Stein
Ateliê MariaRê
suporte@ateliemariare.com.br

💞 Aqui, o futuro é feito à mão. 💞

----

Sobre o Ateliê MariaRê:ateliemariare.com.br/sobre

----

Depoimentos das alunas:ateliemariare.com.br/depoimentos

----

Siga nossas redes sociais:YouTube
Facebook
Instagram
Pinterest
Twitter