arrow-left arrow-right brightness-2 chevron-left chevron-right circle-half-full dots-horizontal facebook loader magnify menu-down star twitter instagram-box facebook-box twitter-box pinterest-box linkedin-box youtube-box youtube-alt-box rss-box white-balance-sunny window-close
Passo a Passo de Como Fazer o Ponto Baixo de Crochê
6 min read

Passo a Passo de Como Fazer o Ponto Baixo de Crochê

O ponto baixo é um ponto de crochê com pouca altura, mais fechado, compacto e é um dos pontos básicos do crochê. Aprenda Como Fazer o Ponto Baixo de Crochê com este passo a passo completo.
Passo a Passo de Como Fazer o Ponto Baixo de Crochê

O Ponto Baixo de crochê é o ponto mais usado na confecção do Amigurumi. Por ser um ponto com pouca altura, também é mais fechado e compacto, segurando o enchimento por trás dele.

A sigla usada para o ponto baixo é pb.

Basicamente, o ponto baixo é o ponto principal do Amigurumi, sendo usado para a confecção das diversas partes que os compõem, bem como em roupas, cabelos, detalhes e acessórios.

Para aprender como fazer o Ponto Baixo de Crochê, o Ateliê MariaRê criou uma aula em vídeo com o passo a passo completo:

Passo a Passo Como Fazer o Ponto Baixo de Crochê

Se preferir a versão em texto e imagens, basta seguir o passo a passo abaixo:

Passo 1:

Para fazermos os pontos baixos, você precisará de uma base. A base aqui neste exemplo será de correntinhas. Então, nesta amostra, você vai fazer 12 correntinhas.

Passo 1: Base com Doze Correntinhas de Crochê

Caso você esteja iniciando e precise saber um pouco mais sobre correntinhas, temos um passo a passo completo de como fazer correntinhas de crochê.


Passo 2:

Na sequência, você vai posicionar sua mão corretamente, segurando a linha e deixando as correntinhas pela frente.


Passo 3:

Você vai introduzir a agulha na segunda correntinha da base que fez anteriormente e puxar a linha por dentro da correntinha.


Passo 4:

Você tem, agora, duas alças na agulha. Você vai pescar a linha novamente e vai passá-la por dentro dessas duas alças. E está feito o primeiro ponto baixo.


Passo 5:

Você vai repetir o processo descrito nos Passos 3 e 4 para cada uma das correntinhas. No final, você terá 11 pontos baixos.

Passo 4: Repetir os Pontos Baixos para todas as Correntinhas

Como Contar os Pontos Baixos?

Você pode contar quantos Pontos Baixos você tem observando a frente do seu trabalho, de tal forma que cada “V”zinho é um ponto. Outra maneira de contar é olhando o seu trabalho por cima.


Como Continuar Fazendo Outras Carreiras?

Para continuar fazendo outras carreiras, você vai fazer uma correntinha, que é necessária para dar a altura do primeiro ponto da próxima carreira.

Em seguida, você vai virar o seu trabalho.

Com o trabalho virado, você vai começar a fazer os pontos baixos normalmente, seguindo as instruções dos passos 3 e 4 para cada uma das correntinhas.


Como Arrematar o seu trabalho?

Para arrematar o seu trabalho, você deve cortar a linha. Na sequência, passá-la por dentro da alcinha e puxá-la. Assim, o arremate está feito.

Para esconder as sobras das linhas, você vai passar cada uma das linhas por uma agulha de tapeçaria (com o olho grandinho e sem ponta). Então, você vai virar o trabalho para o lado avesso para começar a esconder as linhas.

Você vai passar a linha que está em sua agulha por baixo dos pontos, puxar com cuidado e voltar. Para que a linha não escape, lembre-se de voltar o fio por cima do último ponto. Por fim, corte a linha. Você vai fazer o mesmo processo com o outro fio de linha que sobrou.


Agora que você aprendeu como fazer o Ponto Baixo de Crochê, é muito importante você praticar para melhorar a sua habilidade e técnica.

Para mais conteúdos como este, você pode acessar nosso site ateliemariare.com.br ou nosso Canal no YouTube.

Joao Stein
Ateliê MariaRê
suporte@ateliemariare.com.br

💞 Aqui, o futuro é feito à mão. 💞

----

Sobre o Ateliê MariaRê:ateliemariare.com.br/sobre

----

Depoimentos das alunas:ateliemariare.com.br/depoimentos

----

Siga nossas redes sociais:YouTube
Facebook
Instagram
Pinterest
Twitter