Passo a Passo de Como Fazer o Meio Ponto Alto de Crochê

O Meio Ponto Alto é um ponto de crochê intermediário entre o ponto baixo e o ponto alto em termos de altura. Ele é um ponto mais aberto que o ponto baixo, por isso não é indicado para a confecção da estrutura dos Amigurumis.

A sigla usada para o meio ponto alto é mpa.

No entanto, ele pode ser usado para se criar um desnível de altura entre os pontos. Por exemplo: na curva de um focinho, de uma aplicação, em dobras de braços e pernas, em cotovelos e joelhos. Também é usado em detalhes, em aplicações, em cabelos, em roupas e em acessórios.

Para aprender como fazer o Meio Ponto Alto de Crochê, o Ateliê MariaRê criou uma aula em vídeo com o passo a passo completo:

Passo a Passo Como Fazer o Meio Ponto Alto de Crochê

Se preferir a versão em texto e imagens, basta seguir o passo a passo abaixo:

Passo 1:

Para fazermos um Meio Ponto Alto, você precisará de uma base. A base aqui neste exemplo será de correntinhas. Nesta amostra, você vai fazer 12 correntinhas.

Passo 1: Base com Doze Correntinhas de Crochê

Caso você esteja iniciando e precise saber um pouco mais sobre correntinhas, temos um passo a passo completo de como fazer correntinhas de crochê.


Passo 2:

Você vai dar uma “laçada” na linha. O movimento de introduzir a agulha embaixo da linha e enrolá-la, é chamado de “laçada” no crochê.


Passo 3:

Você vai introduzir a agulha na terceira correntinha, a contar da posição atual da agulha e, na sequência, laçar e puxar a linha, ficando com três alças na agulha.


Passo 4:

Você vai pegar a linha e passá-la por dentro das três alças.
Está feito o primeiro Meio Ponto Alto.


Passo 5:

Você vai repetir o processo descrito nos Passos 2, 3 e 4 para cada uma das correntinhas até completar a carreira. No final, você terá dez Meio Ponto Altos.

Passo 5: Repetir o Meio Ponto Alto até o final da carreira

Como Continuar Fazendo Outras Carreiras?

Para fazermos a próxima carreira, nós vamos fazer duas correntinhas que são necessárias para dar a altura do primeiro ponto.

Em seguida, você vai virar o seu trabalho.

Com o trabalho virado, você vai fazer os Meio Pontos Altos normalmente, seguindo as instruções dos passos 2, 3 e 4 até o final da carreira.

Se você quiser fazer mais uma carreira, basta fazer outras duas correntinhas para a altura do primeiro ponto, virar o trabalho e prosseguir trabalhando.


Como Arrematar o seu trabalho?

Para arrematar o seu trabalho, você deve cortar a linha. Na sequência, passá-la por dentro da alcinha e puxá-la. Assim, o arremate está feito.

Para esconder as sobras das linhas, você vai passar a linha por uma agulha de tapeçaria, vai virar o trabalho para o lado avesso e esconder a linha por baixo de alguns pontos.

Agora, basta cortar a linha e fazer a mesma coisa com a outra ponta da linha.


Agora que você aprendeu como fazer o Meio Ponto Alto de Crochê, é muito importante você praticar para melhorar a sua habilidade e técnica.

Para mais conteúdos como este, você pode acessar nosso site ateliemariare.com.br ou nosso Canal no YouTube.